Por vezes deparo-me com o preconceito, com os tabus, com falta de senso e compromisso.
Numa breve análise do que é um ser ambientalista, a maioria que se entitula ou cria um organismo ambientalista, ainda não se enquadra da maneira correta.
Ser ambientalista é muito mais que cuidar da fauna, flora, ou fazer passeata real ou virtual, levantar bandeiras.
Ser ambientalista é um estado de espírito, é entender a origem das coisas, é como diz a legislaçao de educaçao ambiental, holístico.
Pare por um minuto e faça uma auto-análise, o que você tem feito pelo Meio Ambiente, pelo seu meio, isso mesmo, na sua casa, que postura você tem?
Joga lixo no chão, tudo no mesmo saco e vai acumulando sacolinhas de mercado com tudo misturado, para o dia da coleta comum?
Ainda que tu não tenha o recursode coleta seletiva na sua cidade, pode muito bem, começar uma educaçao, ou melhor uma auto disciplina. Não é fácil, mas nenhuma mudança de hábito é fácil.
Só que quando você se der conta, já estará envolvido e a prática será automática. Lembre-se essa sua atitude gera emprego, gera renda, ajuda familias inteiras, mulheres que lideram famílias.
Ser ambientalista é muito mais que reciclar os resíduos ( esse é o nome correto do lixo), muito mais que não jogar 'lixo'no chão.
Ser ambientalista é ter consciência de que precisamos cuidar da nossa casa, que precisamos ser disciplinados para daí sim, pregar uma mudança externa, ensinar a ser diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário