quarta-feira, 16 de julho de 2008

AMBIENTALISMO x HIPOCRISIA

Há vários dias venho pensando e analisando o meu cotidiano.Sou ambientalista, sou vegetariana, uso sacolas retornáveis, separo os resíduos na casa onde moro, venero a natureza, estimulo as pessoas a fazerem o mesmo. Existe na nossa varanda hoje um presente que recebi do coqueiro do nosso pomar.Rs, é verdade....Outro dia cheguei em casa, abri o portão para guardar o carro e ouvi um barulho, e eu, medrosa que só, olhei assustada pro pomar, pensando ser algum bichinho visitante.E como o dia estava maravilhosamente iluminado pelo sol, vi Um galho imenso caido na lateral do coqueiro, como que ofertado. Guardei o carro, fechei o portão e lá voltei. Olhei com cuidado pelo terreno e lá estava akele belo cacho de coquinhos ainda muito pequenos mas que por algum defeito de sua natureza, jazia embelezando nosso pomar.Meio com receio, olhei por alguns minutos, e resolvi agradecer o presente ao coqueiro, peguei com gentileza aquele galho do chão e trouxe para nossa varanda, para que o sol trate de desidratá-lo e assim tenhamos um belo ramo para enfeite, e os coquinhos desidratados virem pelas mãos da minha amiga Bere, artesã, um belo colar pra mim. Ao passar pela garagem avistei o nosso senhorio, e claro, como cada doido tem sua mania, perguntei se ele se importaria que eu ficasse com aquele galho....rsrsrsrs...podem rir, já devem até imaginar o quadro. Ele me olhou como quem questiona, o que eu iria fazer com um galho caido...sorriu, e disse pra eu fica a vontade. Claro, que eu dei a minha explicação sobre o ato, aliás sobre a beleza do ato, e ainda estendi com algumas perguntas sobre cultivo de ervas aromáticas, pois tem sido meu projeto de pesquisas. Frisei o quanto me sinto privilegiada por ser vizinha dele, e acordar todos os dias e ver o jardim maravilhoso, o pomar grandioso, que compõem um quadro lindissimo como céu azul, a brisa leve e as montanhas verdes ao redor de nossas casas.Olha, sinceramente, hoje ele me olha com um arzinho de riso nos olhos...rsrsrsrs...eu tenho certeza que ele me acha louca....rsrsrs...mas eu nem ligo, estou sendo eu, estou sendo coerente. Em compensação, estava eu fazendo minhas trancinhas africanas no cabelo para ir à uma festa no sabado passado, e de repente entra a minha amiga toda faceira, com uma sacola retornável no ombro, dizendo que o dono do mercado ao lado, havia mandado de presente pro salão e que todas as vezes que fossem ao mercado deveriam usá-la. Eu imediatamente olhei para trás, e ri, a sacola era igual ao modelo que eu usara um dia que fui nesse mercadinho. Claro que comentei toda orgulhosa, ah que lindo, ele copiou da minha o dia que fui lá. Todo mundo riu com a minha reação apaixonada, e eu tive que contar a história da sacola, consegui praticar meu papel de multiplicadora.Esses fatos me fizeram olhar para meu amigos e colegas, meus vizinhos, minha cidade, meu estado, meu país e pensar, qual tem sido meu papel nesse mundo tão hipócrita.Um mundo onde só se tem em mente o lucro, onde o que interessam são números, onde se vive só em função do consumismo.Onde foi-se esquecido o valor de um trabalho, pois tudo tem que ser rápido, onde foi-se esquecido o valor de um amigo, pois não se tem tempo pra ninguém. Um mundo onde existem muito mais doentes do que pessoas saudáveis, onde existem mais doenças novas que remédios novos.Um mundo onde puxar o tapete se tornou mais comum do que fazer o bem. Um mundo onde falar sobre meio ambiente, significa estar interessado no mercado internacional, ser bonitinho pra ganhar certificações e conquistar esse grande e rentável mercado. A fatia é ótima não podemos ficar fora. Analisando tudo isso mais ou menos um mês atrás num Congresso sobre o tema, percebi que existem muito mais advogados de empresas interessados no Direito Ambiental, do que ambientalistas ou engenheiros, isso é uma vergonha, digo mesmo (eu)pertencendo às duas classes. Os ambientalistas deveriam sair da toca, e ser mais ativos com relação ao conhecimento das leis, das politicas, das inúmeras possibilidades. Vejo o Ambientalismo no Brasil ainda como uma coisa elitizada, e não como uma prática real. Sabe aquele orgulho besta que a gente tem ao encher o peito e dizer de boca cheia: EU SOU....rsrsrs...é bem por ai.Quer ser ambientalista? Comece por si, modifique suas ações diante do mundo, diante da vida, policie-se para não ser consumista, policie-se a preservar, não jogar lixo no chão, a ter mais tempo pra você, para a sua família, para os seus amigos, para ver o por do sol, para andar descalço na grama, para sentar e ouvir a voz do vento. Aprenda a reciclar: os residuos que vc produz, aliás vc sabe que hoje existem pessoas que sobrevivem dos residuos que você não separa corretamente, mas que poderia ganhar muito mais se você dedicasse 1 minuto do seu tempo para pensar onde jogar fora da maneira correta. São atitudes tão pequenas, mas tão valorosas, pois você estará ajudando a retardar os efeitos que estão ai, a preservar o que ainda nos resta de natureza.Ser ambientalista não requer titulos ou diplomas, requer vontade, amor, e sabedoria.Pense nos seus filhos, nos seus netos. O que você quer que eles tenham quando tiverem nossa idade. Pensemos todos nós nas gerações futuras, e comecemos agora a mandar a hipocrisia embora e transformarmos o nosso coração ambientalista.

Nenhum comentário: